Condomínio
Digital

Condomínio Digital é uma solução da SOLUNETI versada para o atendimento de Condomínios. Esta solução integra sistemas de segurança e comunicação utilizando produtos e serviços de diversos fornecedores do mercado e desta forma consegue compor o melhor custo e benefício para os seus Condôminos garantindo um serviço de qualidade.Conheça a nossa solução para modernizar, aumentar a segurança e reduzir custos em seu Condomínio. Ela pode ser aplicada por etapas ou parcialmente adequando-se às suas necessidades.

UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Na nossa solução utilizamos modernas tecnologias com objetivo de
proporcionar uma infraestrutura consistente e segura que garanta
agilidade, disponibilidade e escalabilidade para o que o Condomínio
possa se desenvolver tecnologicamente:
✔️ Acesso à INTERNET de qualidade através de links dedicados;
✔️ Soluções de EDGE COMPUTING: Soluções inovadoras e inteligentes que dão suporte aos crescentes mercados de computação em nuvem, telecomunicação, infraestrutura e outras aplicações críticas;
✔️ Soluções de Segurança de Dados: Implementação de mecanismos e
ferramentas que se fundamentam nos princípios: de Confidencialidade, Autenticidade, Integridade, Conformidade e Disponibilidade;
✔️ Segurança de dados através de FIREWALL:
✔️ Telefonia e interfones em nuvem;
✔️ Monitoramento por câmeras de alta resolução;
✔️ Automatização de controles e alarmes utilizando IOT (INTERNET das
Coisas), IA (Inteligência Artificial) e ML (Aprendizado de Máquinas);
✔️ Utilização de Energia Solar Fotovoltaica como fonte de energia.


SERVIÇOS E BENEFÍCIOS:
ACESSO A INTERNET

O Condômino acessa a INTERNET através de uma estrutura de rede segura fornecida pelo Condomínio semelhante à utilizada por empresas com alto tráfego de informações via WEB e com baixa interrupções no serviço. A principal diferença entre este tipo de conexão e as tradicionais é a qualidade da navegação. O usuário não compete pelo tráfego de dados com outros usuários e tem assim um melhor rendimento.


PABX NA NUVEM
É um sistema de interfones que se comunicam utilizando o protocolo IP. Como utiliza a INTERNET existente via WIFI ou 4G, não necessita de nenhuma outra estrutura física, como centrais físicas de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos.
O seu ramal de interfone estará na palma da sua mão em um aplicativo do seu celular (Smartphone IOS ou ANDROID) que você poderá atender de onde estiver como se estivesse em casa e sem custos adicionais de ligação.
O sistema integra voz, dados, textos e vídeos numa única plataforma e também podem ser agregados dispositivos ENDPOINT IP/SIP tais como Porteiros ou Vídeo Porteiros para automatização na abertura de portas e portões.


MONITORAMENTO DE CÂMERAS
Sistema que permite aumentar a segurança condominial, impedindo as práticas ilícitas de furtos, roubos, depredação, invasão, vandalismo, entre outros.
Este sistema é composto de uma central de monitoramento e diversas câmeras localizadas em pontos estratégicos do Condomínio em função de necessidades especificas do que se quer monitorar ou controlar. Estes pontos e tipos de câmeras são definidos em estudo realizado por nossos especialistas baseado em levantamento considerando-se as seguintes características:
✔️ Ambiente a ser monitorado: Descrição das Áreas a serem monitoradas;
✔️ Avaliação de Riscos: Definição das Áreas mais vulneráveis que devem ser protegidas;
✔️ Avaliação de Criticidades: Definição de Áreas críticas que necessitam de recursos mais avançados das câmeras.
As imagens são disponibilizadas online ou gravadas e opcionalmente,
disponibilizadas na INTERNET para acesso dos Condôminos de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.


CONTROLE DE ACESSO
Nas diversas soluções de controle de acesso fornecidas pela SOLUNETI o principal objetivo é controlar o acesso de pessoas e veículos ao Condomínio.
Mas também opcionalmente são oferecidos recursos de monitoramento em áudio e vídeo, liberação para áreas comuns e restrição à entrada nos blocos.
Estas soluções se diferem de acordo com os recursos disponíveis e cenários de aplicação. Segurança, praticidade, comodidade e acessibilidade são requisitos comuns a todas elas dispensando o uso de chaves físicas As autorizações de acesso são previamente cadastradas em um software de banco de dados previsto para este fim. A liberação automática do acesso pode ser feita por diversos tipos de sistemas de autenticação que inclusive podem ser integrados aos sistemas de PABX e Monitoramento de Câmeras. Todos os acessos também são registrados em um software e banco de dados. Com isto é possível rastrear todas as pessoas que estão, ou estiveram presentes na área controlada.
O Condômino também poderá visualizar pelo seu celular quem está
interfonando para a sua unidade e gerenciar a entrada e a saída de
visitantes estando no Condomínio ou mesmo de qualquer outro lugar. São algumas das rotinas que se tornam mais práticas e seguras com uso de tecnologias para controlar o acesso.
O controle de acesso é feito através de equipamentos como: Portas
Eletrônicas, Catracas, Torniquetes ou Cancelas.
Para autenticar e autorizar uma pessoa são utilizadas diversas
tecnologias como:
✔️ Senhas: Sistema pioneiro, onde cada Condômino se identifica e digita
a sua própria senha de acesso;
✔️ Biometria: Sistema onde o Condômino é identificado automaticamente
por meio de sua impressão digital, comandos de voz, leitura de íris,
entre outras opções. Tornando a liberação do acesso mais ágil;
✔️ Leitoras de proximidade: O sistema realiza a leitura de chaveiros,
cartões, adesivos, pulseiras, tags e outros que identifiquem o
Condômino dentro do sistema de controle de acessos;
✔️ Reconhecimento facial: É o sistema mais moderno e avançado entre
os disponíveis no mercado. A grande vantagem deste sistema é a não
existência de contato físico com o Condômino e possibilidade de
emissão de alertas caso este esteja sem máscara ou com a
temperatura corporal elevada se contar com medição térmica.
Para a definição da solução a ser implementada é feito um estudo pelos nossos especialistas onde são consideradas as necessidades de controle do Condomínio e as condições físicas para a instalação. Como resultado deste estudo são oferecidas diversas alternativas e os custos estimados para que o Condomínio faça a opção da que melhor lhe convier.


PORTARIA VIRTUAL
A ideia é simples e engenhosa: substituir porteiros presenciais por sistema automatizado que comandem a abertura e fechamento de portões e garagens.
E que também de uma forma inteligente se consiga monitorar ocorrências no Condomínio, sem a necessidade de o porteiro ficar de olho 24 horas no sistema de monitoramento de câmeras. Desta forma o Condomínio consegue dispensar um dos seus custos fixos mais caros.
A Portaria Virtual nada mais é do que a disponibilização de um serviço para atendimento do Condomínio suportado por modernas tecnologias em: Câmeras de Monitoramento, Central de Alarmes, Telefonia e Controle de Acesso. E que para tudo isto funcione é necessário que se tenha fontes de energia e conexão de INTERNET redundantes para que se possa garantir uma alta disponibilidade.
Desta forma pode-se comandar remotamente todos os portões de pedestres, as portas com controle de acesso além dos portões de garagem.
O sistema não elimina totalmente a necessidade de funcionários, mas reduz bastante o quadro.
Após a implementação do serviço da Portaria Virtual, esta pode funcionar das seguintes formas:


Forma Autônoma: Todas as funções são executadas pelo próprio
condômino:
✔️ Sem a presença de porteiros;
✔️ A entrada de Condôminos e seus veículos é autorizada automaticamente através de cadastro prévio no Controle de Acesso;
✔️ A entrada de Visitantes é autorizada pelo próprio Condômino no Controle de Acesso;
✔️ Mantido funcionário para recebimento de encomendas e atendimento de ocorrências no Condomínio.


Forma Remota: Contratação de uma empresa de Serviços de Portaria
Remota que substitui os porteiros presenciais por agentes que, de maneira, remota, controlam a entrada e a saída nos portões e garagens, e monitoram o condomínio 24h por meio de câmeras na internet:
✔️ Sem porteiros presenciais;
✔️A entrada de Condôminos e seus veículos é autorizada automaticamente através de cadastro prévio no Controle de Acesso;
✔️ Os visitantes que comparecem ao condomínio acionam um interfone para falar com um atendente, que consegue visualizar tudo por meio de câmeras e contatar o morador, que decide, enfim, se libera ou não o acesso à pessoa.
✔️ Mantido funcionário para recebimento de encomendas e atendimento de ocorrências no Condomínio.


Condomínio Digital é uma solução da SOLUNETI rumo À SMART CITY